Vantagens de se contratar uma empresa júnior

  1. Home
  2. »
  3. Outros Conteúdos
  4. »
  5. Vantagens de se contratar uma empresa júnior

O que será abordado:

  1. Introdução
  2. O Quê É Uma Empresa Júnior?
  3. Contexto Nacional
  4. As Vantagens
  5. Considerações finais


1. Introdução

Empresas de consultoria júnior, como a ITEP, oferecem uma combinação única de serviços de consultoria empresarial profissional e social para corporações e indivíduos.

Estas, por sua vez, buscam empreendedores que começaram a explorar o mercado para seus próprios nomes e profissionais da área a aplicarem conceitos cujo conhecimento não é tão acessível aos demais colaboradores. A seguir estão descritas as principais vantagens ao optar por um serviço advindo de uma Empresa Júnior e porquê você deve contratá-las.

2. O Quê É Uma Empresa Júnior?

Uma Empresa Júnior, ou EJ, é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada dentro das universidades e que é gerida exclusivamente por acadêmicos. Elas têm como objetivo estimular o aprendizado prático dos alunos, além de aproximá-los de experiências no mercado de trabalho.

Por isso, os estudantes que participam dessas empresas estão sempre à procura de capacitações, para que cada vez mais possam realizar projetos de complexidade e impacto real na vida de seus clientes.

Desse modo, todo faturamento gerado pelas consultorias é convertido em treinamentos que desenvolvem os membros e geram oportunidades para que eles possam aplicar seus conhecimentos. Portanto, os membros não ganham um salário, mas sim experiências.

3. Contexto Nacional

Entrando no contexto brasileiro, o país possui o maior número de empresas juniores do mundo, que impactam cada vez mais o mercado e o ecossistema empreendedor, formando estudantes capazes de transformar o país. Somente nos anos de 2019 a 2021, segundo o Portal Brasil Júnior, já foram realizados mais de 100.000 projetos que geraram cerca de 153 milhões de faturamento às EJ’s.\

4. As Vantagens

“Mas afinal quais são as vantagens de se contratar uma empresa júnior?”

–Você, gestor(a) da empresa a procura de prestadores de serviços.

Agora que você já entende o que é uma Empresa Júnior, vamos conhecer as sete principais vantagens que elas possuem.

  • Projetos personalizados

Sabendo que cada empresa possui histórias, realidades e dores diferentes, os escopos dos projetos buscam atender às necessidades dos clientes. Assim, cada projeto é realizado de forma exclusiva contemplando essas necessidades. Desse modo, todos os projetos são únicos;

  • Preços abaixo do mercado

Por ser uma associação sem fins lucrativos formada por estudantes de graduação que não recebem remuneração, os valores dos serviços oferecidos tendem a ser menores que os de empresas de consultoria sênior. Assim, as Empresas Juniores cobram apenas o valor necessário para realizar os serviços e cobrir custos administrativos e de capacitações aos membros;

  • Relacionamento próximo com o cliente

Uma das notáveis diferenças entre Empresa Juniores e demais prestadores de serviço é o contato próximo com o cliente, que tem o intuito de criar uma conexão de confiança e responsabilidade em relação ao projeto que está sendo executado. Afinal, um acompanhamento mais próximo com a realidade do cliente garante um melhor envolvimento com a solução e assim, resultados mais satisfatórios;

“Gostaria de parabenizar a todos os colaboradores pela forma como lidam com a  experiência da empresa, pelo desenvolvimento e a responsabilidade que todos têm, ela está muito acima da idade dos membros. Então para mim trabalhar com a ITEP é muito gratificante, pela cabeça e rapidez que a empresa tem, além do grau de responsabilidade que não vejo nos demais profissionais aí fora. Eu brinco com o pessoal que contrataria todos. A gente poderia até ter uma empresa em conjunto.”

–Marcelo Louregoni, administrador da empresa Louregoni, nosso parceiro desde 2018.

  • Conhecimento técnico

Localizadas em centros universitários, essas associações dispõem de todos os recursos acadêmicos, como professores doutores, mentores, tecnologia e recursos que só o ambiente acadêmico oferta. Dessa forma, todos os projetos contam com suporte especializado, o que garante qualidade e supervisão técnica;

  • Investimento em educação

Cada consultoria realizada pelas EJ’s proporciona uma experiência em vivência empresarial para os estudantes que estarão envolvidos na execução. Por isso, ao investir em projetos com essas empresas, você está contribuindo diretamente para o desenvolvimento dos membros, que além de se capacitarem para atuarem nesses projetos, participam de eventos e treinamentos que os estimulam a continuar a sua carreira profissional impactando a vida das pessoas;

  • Responsabilidade social

De acordo com (as aspirações) missão do Movimento Empresa Júnior para o ano de 2030 temos como propósito alinhado a cada uma das nossas métricas de resultado buscando atingir patamares de formação empreendedora cada vez maiores para o nosso Brasil. Podemos começar falando do desenvolvimento do conceito de Cidades Juniores: cidades as quais têm grande quantidade de Empresas Juniores, destacando-se como as que mais crescem no país e nos indicadores de bem-estar social, além de a presença do MEJ trazer relevância na construção de pautas políticas para a juventude brasileira.

Não suficiente, busca-se através de métricas de sucesso o envolvimento com demais agentes do ecossistema empreendedor (universidades, governos e empresas) o atingimento das metas da ONU para a Agenda 2030, mantendo alinhado a cada um de nossos projetos de impacto os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

  • Movimento Colaborativo

Desde a primeira empresa júnior fundada na França em 1967 na ESSEC (L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris) as empresas juniores se popularizaram no mundo todo, e contam com organizações chamadas instâncias de gerenciamento nacional, estadual e microrregional. No Brasil elas estão representadas, respectivamente, pela Brasil Júnior (BJ), as federações e os núcleos.

Formada essa rede, as EJ’s podem usufruir de colaborativismo e conhecimento compartilhado entre si. Alinhado ao propósito de desenvolver a formação empreendedora em todo território nacional, valoriza-se a troca de conhecimento acima de tudo, mesmo com empresas concorrentes da mesma área. Isto porque, se abdica de um monopólio comercial para gerar um maior impacto em nossas realidades.

Cada oportunidade de possibilitarmos mais crescimento aos nosso clientes e demais empreendedores, tanto juniores quanto seniores, é aproveitada através de indicações de projetos, terceirizações, projetos compartilhados e benchmarking de conhecimentos.

5. Considerações Finais

O quê achou de conhecer um pouco mais das vantagens e impactos que podem ser causados pela decisão de contratar uma empresa júnior? Espero que no nosso próximo ponto de contato possamos conversar sobre por quais outros motivos você deve contratar uma empresa júnior para realizar uma consultoria no seu negócio. Estaremos sempre abertos à inovação e comunicação com nosso ambiente empreendedor local e nacional, de Santa Maria pro Brasil inteiro!

Ficou interessado? Como a ITEP pode te ajudar?

Caso sobrem dúvidas ou haja qualquer necessidade específica, entre em contato conosco! Existem muitas possibilidades a serem exploradas em diversos negócios, e a mudança focada no desenvolvimento sempre trará bons frutos.

Fale com a ITEP jr. para entender como nossas Soluções Inovadoras estão trazendo mais resultados a cada novo projeto entregue.

Ficou com alguma dúvida ou se interessou pelo conteúdo e gostaria de um auxílio externo dentro da sua empresa?

Precisa de ajuda?