Buscado por empresas com sobrecarga de colaboradores, dificuldade na identificação e organização das atividades, variações de qualidade de produto, ou baixa eficiência em processos de vendas, compras e financeiro.
Processos são intrínsecos a qualquer organização, pois em tudo que executamos há processos. Porém, nem todos eles estão claros e definidos dentro de uma organização. Um projeto de melhoria e estruturação de processo busca definir os processos da rotina de trabalho de uma empresa e melhorá-los a partir disso.
As empresas possuem o hábito de executar os processos de forma verticalizada, em que cada departamento atua de forma individual. Isso cria um ambiente de trabalho onde as pessoas perdem a visão do todo e acabam não tendo o foco no cliente final. A gestão por processos permite o nivelamento de informação de todos os setores da empresa, promove um ambiente de trabalho mais colaborativo para a resolução de problemas e esclarece a função e atividades de cada indivíduo dentro da organização.
A melhoria dos processos permite compreender as responsabilidades de cada um por todos os colaboradores. Dessa forma, há uma visão global do negócio, que promove a cultura de resolução de problemas, diminuindo os erros em processos internos. Esses fatores também são potencializados pela clareza na execução das tarefas, que reduz a necessidade de retrabalho, de horas extras e, consequentemente, de custos.
Para a realização de um projeto de estruturação e melhoria de processos são necessárias entrevistas com os responsáveis pelos processos a serem mapeados e o acompanhamento da rotina de trabalho. Com isso, decorrem-se as etapas de: estruturação de processos; diagnóstico de gargalos e problemas; workshop de resolução de problemas; implementação de melhorias e acompanhamento; e manual de processos e Capacitação.