Neste artigo você vai encontrar:
- O que é um POP
- O impacto de sua utilização em sua empresa
- Legislação relacionada a ferramenta
- POP´s obrigatórios
Boas Práticas de Fabricação
Se você atua ou já atuou na área da alimentação, deve estar mais que habituado à rotina de fiscalizações rigorosas. Mas muito além de apenas qualificar seu negócio em vistorias, a adoção de boas práticas de produção pode trazer grandes impactos para sua empresa.
Bora entender melhor como aplicar as Boas Práticas de Fabricação pode impactar positivamente nos seus resultados?
Como o nome dá a entender, o Manual de Boas Práticas de Fabricação (ou, simplificadamente, Manual BPF) retrata as políticas adotadas pela a empresa que visam garantir a qualidade e a segurança dos alimentos produzidos por esta.
Este manual é confeccionado de maneira personalizada para cada estabelecimento, de modo a suprir suas necessidades. Porém, alguns Procedimentos Operacionais Padrão (POP) são de caráter obrigatório e devem sempre constar junto ao manual.
Ok, mas o que é um POP?
O POP nada mais é que um registro detalhado de todas as atividades necessárias para a realização de algo, que neste caso são as etapas de seu processo produtivo.
Pense nele como um roteiro que vai dizer o que deve ser feito, por quem, quando e de que maneira a atividade deve ser executada.
Quais os impactos dos POPs no meu negócio?
A documentação dos processos por meio dos Procedimentos Operacionais Padrão traz diversos benefícios para seu empreendimento, permitindo que você tenha uma maior previsibilidade e controle sobre seu negócio.
Uma vez que todas as etapas estão registradas seguindo passos lógicos, utilizando de linguagem simples e de fácil entendimento em sua descrição, você garante que as atividades serão realizadas sempre da mesma maneira, independente de quem a esteja executando.
E, por consequência direta, você acaba por reduzir drasticamente a variabilidade, aumentando a produtividade de seus colaboradores e diminuindo os custos relacionados a erros de operação, gastos com produtos de limpeza e outros materiais.
Sua implementação também auxilia diretamente na rotina de sua empresa, visto que as atividades serão desenvolvidas conforme uma frequência pré-estabelecida e seguirão uma sequência entre si.
O registro das atividades por meio dos POPs também facilita o processo de recrutamento de pessoal. Como todas as etapas do processo estão registradas em detalhes, qualquer pessoa poderá executar a tarefa, já que possui todas as informações necessárias para isso.
Porém, para que tais benefícios se concretizem, é extremamente necessária a capacitação de todos os colaboradores para que estes compreendam o documento e saibam implementar tais registros em sua rotina de trabalho.
O que diz a legislação
Regulamentados pela RDC Nº 216/2004 publicada pela ANVISA, o Manual de Boas Práticas de Fabricação e os Procedimentos Operacionais Padronizados são itens obrigatórios para todos os serviços de alimentação, englobando aqui qualquer tipo de bar, restaurante e correlatos.
Nos POPs devem constar instruções sequenciais das operações, assim como sua frequência de execução. Especificando o nome, o cargo ou a função dos responsáveis pelas atividades.
Tais documentos devem estar sempre acessíveis aos colaboradores envolvidos, assim como à autoridade sanitária, quando solicitado.
Todos eles devem ser datados, aprovados e assinados pelo responsável do estabelecimento.
Também é necessária a implementação de registro, seja por meio de formulários ou de planilhas, sobre as execuções, monitoramentos e ações de correção tomadas durante o processo.
Os registros devem ser mantidos por período mínimo de trinta dias a partir da data de preparação dos alimentos.
Os quatro POPs obrigatórios são os de higienização de instalações, equipamentos e móveis, controle integrado de vetores e pragas urbanas, higienização do reservatório de água e higiene e saúde dos manipuladores.
4 diferentes POP´s obrigatórios segundo a legislação
Nesse sentido, após trazermos as definições da legislação cabe destacarmos os quatro POPs obrigatórios a partir dela, tais quais: os de higienização de instalações, equipamentos e móveis, controle integrado de vetores e pragas urbanas, higienização do reservatório de água e higiene e saúde dos manipuladores.
POP´s de Higienização de instalações, equipamentos e móveis
Tais irão possibilitar maior compreensão dos processos de limpeza e proteção desses locais, móveis e demais utensílios, possibilitando o controle de qualidade a partir dessa documentação.
Além disso, podemos elencar o que esse tipo de documento deve possuir:
- Método de higienização;
- Princípio ativo, bem como sua concentração;
- Tempo de contato dos agentes químicos e físicos que fazem parte desse procedimento;
- Temperatura;
- Quaisquer outras informações de cuidado na operação.
POP´s de Controle integrado de vetores e pragas urbanas
Eles irão possibilitar maior entendimento dos processos de proteção desses locais contra vetores e demais meios de descontrole sanitário, possibilitando o cuidado assertivo a partir dessa documentação.
Além disso, podemos elencar o que esse tipo de documento deve possuir:
- Medidas preventivas e corretivas de atração de pragas urbanas;
- Dados de controle químico;
- Quaisquer outras informações de cuidado na operação.
POP´s de Higienização de reservatórios de água
Tais irão possibilitar maior compreensão dos processos de limpeza e proteção desses reservatórios, possibilitando o controle de qualidade a partir dessa documentação.
Além disso, podemos elencar o que esse tipo de documento deve possuir:
- Método de higienização;
- Princípio ativo, bem como sua concentração;
- Tempo de contato dos agentes químicos e físicos que fazem parte desse procedimento;
- Nível de temperatura adequado;
- Quaisquer outras informações de cuidado na operação.
POP´s de Higiene e saúde dos manipuladores
Eles irão garantir maior entendimento dos métodos de limpeza e proteção desses locais, móveis e demais utensílios, bem como a saúde dos colaboradores, possibilitando o controle de qualidade a partir dessa documentação.
Além disso, podemos elencar o que esse tipo de documento deve possuir:
- Frequência e os princípios ativos usados na higienização dos colaboradores nessa tarefa;
- Princípio ativo de produtos químicos ou físicos usados, bem como sua concentração;
- Tempo de contato dos agentes químicos e físicos que fazem parte desse procedimento;
- Quaisquer outras informações de cuidado na operação.
Ficou com alguma dúvida ou se interessou pelo conteúdo e gostaria de um auxílio externo dentro da sua empresa? Entre em contato conosco e realize um diagnóstico sem compromisso!