Antes de abrir o seu negócio você fez a tarefa de casa? Sim, compreender o básico sobre gestão financeira, como plano de contas, é o mínimo necessário para garantir o crescimento saudável da sua empresa.
Preparamos neste artigo tudo que você precisa saber para controlar o seu fluxo de caixa e também um super bônus: UMA PLANILHA DE CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA.
Sumário
- Mas afinal, o que é gestão financeira?
- O primeiro passo: PLANO DE CONTAS
- Entradas
- Saídas
- Custos
- Despesas
- Gastos
- Dei o primeiro passo, e agora?
Mas afinal, o que é gestão financeira?
Trata-se de um conjunto de ações que visam gerenciar corretamente os recursos da empresa e com isso potencializar os seus ganhos. Essas ações englobam a gestão ativa de pagamentos e cobranças dos seus clientes, um acompanhamento constante do capital de giro, controle das emissões de notas fiscais, controle de estoque e resultados e, principalmente, um controle do fluxo de caixa efetivo da empresa.
Desta forma, a gestão financeira é determinante para aferir os resultados obtidos pela sua empresa, viabilizar oportunidades de investimentos, definir suas limitações de investimentos e gerar lucro. Você precisa de lucro para ser sustentável!
O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e com isso você tem de estar preparado financeiramente e estrategicamente caso, por ventura, venha a surgir uma nova empresa que atinge o mesmo público e vende o mesmo produto que você, por exemplo, gerando alteração significativa no seu fluxo de caixa.
Existem algumas perguntas que direcionam o quão apto você está para assegurar a saúde financeira da sua empresa.
- Como estão as finanças da minha empresa?
- Quais são os meus maiores gastos atualmente?
- De onde vem a maior parte da minha renda?
Raramente você se questiona sobre esses pontos, mas nunca é tarde para ir atrás. Quanto antes você solucionar a causa do problema, antes você terá maiores resultados. E é por isso que vamos te auxiliar nessa jornada!
QUERO ESTRUTURAR MEU FLUXO DE CAIXA
O primeiro passo: PLANO DE CONTAS
Qualquer empresa que preza pelo seu sustento ao longo prazo, possui um fluxo de caixa efetivo. E o primeiro passo, para um fluxo de caixa é categorizar as contas da sua empresa!
E nessa etapa que entra o plano de contas, que consiste em separar por categorias todas as entradas e saídas da sua empresa. Parece um pouco confuso, não?
Porém, para simplificar, vejamos um exemplo de plano de contas abaixo.
Mas por que um plano de contas é tão importante?
Apesar de simples, o plano de contas é o pontapé inicial para obter um bom controle do fluxo de caixa. Ele tem a função de organizar e categorizar todas as entradas e saídas da empresa, gerando uma padronização de operações que facilita o controle e acompanhamento do fluxo de caixa.
Com isso, entenda o que compõem o plano de contas:
Entradas
São todas as entradas no caixa da empresa, ou seja, qualquer venda realizada se encaixa nesse ponto, mas, além disso, rendas provenientes de outros locais também contam.
Saídas
Existem 3 tipos de saídas, custos, despesas e gasto, vamos explicar um pouco mais sobre cada um. Veja:
Custos
Variam de acordo com a produção. São gastos mais operacionais, você precisa fazê-los para garantir a sua produção ou execução do seu serviço. Como exemplo, se você possui uma loja de roupas, você precisa adquirir as mesmas com seus fornecedores. A compra das peças é o seu custo que irá no plano de contas.
Exemplos:
– Mão-de-obra
– Matéria Prima
– Energia Elétrica da Área Produtiva
– Depreciação das Máquinas
Despesas
São gastos que não variam de acordo com a produção. Não estão totalmente interligados a atividade chave da empresa. Daremos alguns exemplos para facilitar o entendimento:
Exemplos:
– Aluguel;
– Consultorias;
– Empréstimos:
– Marketing;
– Material de Escritório;
– Salário de outros setores;
– Pró-Labore;
Gastos
Os gastos, por sua vez, são imprevisíveis. Tudo dependerá de fatos que podem vir a ocorrer, ou não, ao longo do período. Por exemplo, você possui uma máquina a laser que produz cuias personalizadas, e infelizmente, ela acabou estragando. Com isso você terá um gasto imprevisto com seu concerto, ou ainda, com a compra de uma nova.
DIAGNÓSTICO GRATUITO: FALE COM UM CONSULTOR
Dei o primeiro passo, e agora?
Depois de concluir o plano de contas é hora de dar o próximo passo, mas desta vez… NÓS TE AJUDAMOS!
A PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA DA ITEP vai te auxiliar a controlar o fluxo de caixa da sua empresa de forma simplificada e automatizada, e sim, ELA É 100% gratuita!
“Mas eu ainda não sei usar a planilha”. CALMA! Nós disponibilizamos o vídeo abaixo que vai te explicar, passo a passo, como usar a planilha.
Caso você tenha dúvidas FALE AGORA MESMO COM UM CONSULTOR!
É interessante que nesta estruturação financeira da sua empresa você tenha formas otimizadas e acessíveis de fazer o controle do seu fluxo de caixa, com uma geração de relatórios periodicamente. Na nossa planilha você poderá acessar a lucratividade mensal da sua empresa, mensurando a qualidade do seu financeiro.
Quando não há um controle efetivo, não há também clareza no crescimento da empresa, bem como a análise concreta de seus indicadores financeiros. Por isso leia também CONTÉUDO DE VIABILIDADE FINANCEIRA.
Se você está com dificuldades em seu financeiro, entre em contato conosco e marque um diagnóstico gratuito! Em um atendimento rápido de 30 minutos, poderemos entender a sua situação e como a ITEP poderá estar te ajudando.
Trabalhamos com consultorias personalizadas para sua empresa. Venha crescer com a empresa que atua há 12 anos no mercado!
Esperamos ter ajudado! Um grande abraço.