É ideal para pessoas que estão abrindo um novo negócio e procuram realizar projeções de vendas e custos e cenários futuros. Também é indicado para empresas que buscam captação de recursos por linhas de crédito e precisam de uma análise técnica para este fim; ou empresas que buscam novos investimentos em equipamentos e desejam comparar diferentes opções do mercado.
A viabilidade econômico-financeira é a análise de investimentos a partir de informações financeiras históricas, projeções e cenários futuros para o cálculo da taxa interna de retorno, prazo de retorno do investimento e outros indicadores que suportam a tomada de decisão de novos investimentos.
O principal objetivo é estudar a capacidade de gerar lucro da empresa, identificando a melhor maneira de gerir os recursos. Serão encontrados métodos, indicadores para o negócio que possibilitam avaliar a situação financeira, que irá argumentar a tomada de decisão para a empresa a curto, médio e longo prazo.
Esta análise permite tomar decisões de novos investimentos baseada em dados financeiros, além de conhecer o retorno do dinheiro investido. Ela providencia maior segurança e clareza na abertura de um novo negócio, e também gera maior probabilidade da liberação de recursos por instituições financeiras.
O projeto de viabilidade econômica entrega uma análise detalhada baseada nas informações financeiras fornecidas pela empresa e na construção das projeções que o novo investimento irá gerar. As etapas que compreendem a execução da análise de viabilidade econômica são: coleta de dados; análise de histórico; construção das projeções de fluxo de caixa do investimento; definição da taxa mínima de atratividade; cálculo dos indicadores de valor presente líquido, taxa interna de retorno e payback de investimento; e atestado de viabilidade.