Em uma empresa, não podemos melhorar aquilo que não é medido, e é exatamente para auxiliar nisso que os indicadores de desempenho existem.
Indicadores de desempenho são ferramentas para medir o desempenho de uma empresa. São uma peça fundamental para que o empresário obtenha sucesso em seu empreendimento, pois possibilitam que metas específicas sejam traçadas e, ainda, acompanhar se elas estão sendo alcançadas, bem como saber se o rendimento da empresa está aumentando ou diminuindo.
Os indicadores de desempenho são divididos em dois grandes grupos:
- Indicadores de desempenho estratégicos
Trabalham com as metas da empresa e com comparações das ações de gestões anteriores com as atuais.
- Indicadores de desempenho de qualidade
Visam trabalhar com possíveis falhas na produção de produtos, na gerência ou na prestação de serviços e consertar essas falhas.
Existem ainda outras divisões para indicadores de qualidade, como os:
- de finanças – que fazem o diagnóstico da saúde financeira da empresa
- de vendas – que controlam dados como a taxa de sucesso em vendas, o faturamento por vendas e o ticket médio
- de recursos humanos – que analisam os colaboradores da empresa, como a sua satisfação com o ambiente de trabalho e a rotatividade de funcionários.
Mas qual a importância dos indicadores de desempenho para uma empresa?
O SEBRAE afirma que a maioria das empresas que vem à falência durante os dois primeiros anos de vida têm uma gestão deficiente. É exatamente para isso que servem os indicadores de desempenho: auxiliar o empresário na gestão do seu empreendimento. Um painel de indicadores bem estruturado permite acesso à muitas informações que, geralmente, não são vistas em uma análise superficial. Além disso, permite que a empresa defina metas concretas e saiba traçar um caminho para alcançá-las.
Tendo metas claras e uma boa gestão de indicadores, uma empresa pode realizar mudanças necessárias em seu ambiente de modo a maximizar seu desempenho, garantindo a sua estabilidade no mercado. Não apenas isso, mas os indicadores também possibilitam uma maior qualidade na tomada de decisões em um menor tempo, ocasionando em grandes impactos no ambiente empresarial.
O uso de indicadores de desempenho é uma prática bastante difundida em grandes empresas e multinacionais. Entretanto, eles não são necessários apenas para grandes negócios, mas principalmente para os pequenos, pois permitem avaliar a viabilidade do negócio e também saber mais sobre a concorrência na área. Além disso, servem como um “caminho” para novos empresários para que eles consigam manter a saúde de seu empreendimento estável por meio de metas de faturamento e limite de gastos.
Como é possível observar, uma empresa que faz uso dos indicadores de desempenho aumenta bastante o seu desempenho. Para empresas que estão começando, eles são ainda mais importantes, pois possibilitam traçar metas e planos para garantir que a empresa não chegue à falência ou que ela aumente seu lucro. Apesar de pouco difundidos em pequenas empresas, eles podem, sim, ajudá-las a ter um maior sucesso no mercado, não sendo uma atitude a ser tomada apenas por grandes empresas, como muitos imaginam.