Para empresas que possuem um controle e planejamento de estoque falho, sem ter processos claros para registro, sem métricas que indiquem a quantidade de capital empregado, e sem previsão de compras.
O gerenciamento de estoque visa planejar e controlar a forma como uma empresa armazena os seus produtos em determinado momento. Essa prática, permite que a empresa entenda todos os mix de produtos e suas demandas, e por meio disso estabelecer as necessidades de compra.
Um grande desconto de fornecedores quando há pedidos em grandes quantidades é tentador, porém muitas vezes pode acabar se tornando uma fonte fonte de capital parado e custo invisível da empresa. Essas e outras situações corroboram para que os estoques das empresas sejam, geralmente, uma área onde as perdas são silenciosas. A gestão de estoques, possibilita que a empresa tome decisões mais assertivas e cometa menos erros que podem gerar custos e desperdícios.
Visamos analisar o estoque por meio de 4 lentes: negócio, processos, pessoas e análise.
No viés de negócio, mapear e entender os responsáveis por cada processo chave do estoque, e formas atuais da empresa de controlar a reposição e retirada de produtos.
Em processos, mapear o fluxo de informação, processos e layout do estoque. Em pessoas, entender como é a relação dos funcionários que estão envolvidos no estoque e como isso afeta na atual situação.
E, por fim, no viés de análise, a obtenção de indicadores de estoque, tais como, giro de estoque, estoque retido e estoque mínimo. Para que ao final das 4 análises, seja elaborado um plano de implementação de melhorias.